sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


Envelhecimento da Pele x Estresse Oxidativo.



Um dos principais fatores de envelhecimento da pele é o estresse oxidativo, este é um processo que causa inflamação no organismo. Uma das principais causas de estresse oxidativo é a glicação, situação na qual o organismo liga proteínas a açúcar quando há um excesso de glicose circulante.
A conseqüência deste mecanismo para a pele é a perda da qualidade do ácido hialurônico e do colágeno e a perda da capacidade da regeneração do colágeno de alta qualidade. Isso gera uma pele ressecada e com aspecto envelhecido e flácido. O principal responsável por tal fato são os açúcares de alto índice glicêmico, ou seja, alimentos que tem a capacidade de se converter em açúcar numa velocidade muito alta.
O ideal, para evitar o envelhecimento precoce da pele, seria evitar o açúcar refinado e outros carboidratos também refinados, o que é muito difícil na prática. Para piorar ainda mais este problema, existe um aumento constante na inserção de frutose nos alimentos industrializados, para ficarem mais atrativos ao paladar.
A frutose é um dos açucares de alto índice glicêmico, e está sendo adicionada em alimentos como pães, cereais, refrigerantes e assim por diante.
Toda essa alimentação, algumas delas, erroneamente consideradas saudáveis(como os cereais), gera, além de fatores de formação de doenças, um envelhecimento precoce como rugas, flacidez e ressecamento da pele.
Felizmente com o avanço da ciência e tecnologia podemos reverter e prevenir os efeitos da glicação e do estresse oxidativo em nossa pele.
 O primeiro passo é evitar alimentos com alto índice glicêmico, para isso a melhor opção é consultar um bom nutricionista.
Além disso, as opções de tratamento que temos disponíveis para o envelhecimento precoce começam pelo uso de vitaminas e substâncias antioxidantes manipuladas em cápsulas, para uso via oral, que evitam os efeitos deletérios em todo o nosso organismo. Hoje temos, também, excelentes cremes e géis a base de vitaminas C altamente biodisponível e extratos vegetais antioxidantes que entram em contato direto com a pele para maximizar a proteção da pele e estimular a produção do ácido hialurônico e reestruturar o colágeno.
É importante frisar que o uso de vitaminas e cremes têm resultados excelentes, porém esses resultados acontecem a médio  e longo prazo – meses a anos.

Para resultados rápidos precisamos incidir mais agressivamente para estimular precocemente a reorganização celular da pele. Para isso temos varias opções. Dentre as melhores estão o Accent, o Laser de CO2 fracionado, o Laser de Erbium Glass Fracionado (última novidade em termos de reorganização do colágeno no mundo), a Intradermoteramia (a melhor maneira de manter a pele nutrida e hidratada profundamente).
Dr. Alexandre Henrique de Aguiar Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário