quarta-feira, 16 de março de 2011

Economia?

Olá meninas, Bom dia! 

Desculpem-me a ausência, mas o excesso de trabalho e o feriadão sem internet me deixaram ausente!

Hoje gostaria de conversar com vocês sobre economia, rendimentos, dinheiro,...

Nesse mundo tão consumista, onde nós mulheres somos praticamente atacadas pela moda, e queremos estar sempre lindas, elegantes, é muito complicado pensar e conseguir guardar dinheiro! Mas pergunto: é importante guardar dinheiro? É necessário?  

Confesso a vocês que antes de conhecer meu marido eu torrava tudo, o consumismo era maior que as minhas vontades, meu descontrole era imenso, embora nunca tivesse gastado mais que ganhava. 

E ai, veio o noivado, os planos para o casamento, a responsabilidade, e então a coisa mudou com certeza para melhor. Aprendi e consegui guardar, pois decidimos que o casamento seria por nossa conta e minha e do marido. Sendo assim tudo que não tinha economizado em 04 anos de formada consegui aprender em um ano. 

Pensei que não daria tempo nem teria condições de bancar todas as despesas e luxos de meu desejo, mas acabou tudo sendo encaminhado da melhor maneira possível, conseguindo ter dinheiro para pagar tudo que era de meu dever.

Com isso, aprendi que era bom e acabou se tornando um prazer ter dinheiro guardado, ver o bolo crescendo, ver os rendimentos dos juros. Aprendi apreciar as vitrines, achar lindo e não entrar para comprar nada, aprendi a olhar e pensar: será que eu realmente preciso mesmo desse sapato? desta blusa? desta bolsa?  E quando surge realmente a necessidade de algum objeto, aprendi entrar na loja, olhar provar, pensar, pensar e se realmente for necessário e o preço não estiver fora da realidade, adquiri-lo!  Adeus impulsividade!

Meninas, não pensem que deixei de comprar, eu gosto e prezo pela mulher bonita, com unhas bem feitas que as faço semanalmente, academia, massagem, depilação, sobrancelhas, gosto de roupas e sapatos bons, que sejam confortáveis e que tenham qualidade acima de tudo! 

Gosto de cabelo bonito, pele bonita e para se ter tudo isso, com certeza tem que trabalhar muito, pegar pesado! Tem que saber economizar, e cuidar porque senão entra em concordata rapidinho! 

Um exemplo: Quem me conhece sabe que eu adoro Arezzo e 95% dos meus sapatos são de lá. Isso não significa que eu deixei de ir lá, mas antes eu comprava 03 pares a cada vez que ia lá, sempre tinha prestações altas seguidamente, aquela coisa de mulher, terminava uma começava outra, agora eu compro mas um par a cada vez e esses intervalos se tempo se espassaram muito! 

Umas das grandes lições para isso ter mudado, foi a convivência com meu marido, apaixonado por educação financeira roedor de livros sobre bolsa de valores, finanças, economia e dono do site que já tem um público assíduo e participativo  www.clubedopairico.com.br.

Aprendi a prestar atenção na economia mundial, a assistir jornal e prestar atenção nas cotações financeiras, bolsa de valores, taxa selic, inflação, o andamento da economia em outros países ricos como Japão, Eua, China e Europa, taxa de juros de renda fixa, juros de poupança...

Confesso que tudo isso pra mim era praticamente grego, achava um saco e pensava: pra que eu vou querer saber essas coisas????? Pensava cá com meus botões, isso não influência em nada a minha vida!

Aprendi que um dos homens mais ricos do mundo e muito sábio se chama Warren Buffet, vocês sabiam isso? Já li alguns prefácios de livros dele e o cara fala coisas muito legais! 

Mas por que estou falando tudo isso? 

Eu li o livro Mulher Rica e estou começando a ler outro chamado o mercado de ações em 25 episódios. Enxerguei que fazia tudo errado, e que precisamos separar 20% do que ganhamos para uma poupança, isso é bom e nos fará mulheres mais conscientes, mais controladas, mais seguras acima de tudo! 
Precisamos ter pelo menos o valor de nossas despesas mensais de 06 meses guardados em uma poupança sem mexer, pois se acontecer alguma coisa teremos seis meses pelo menos garantidos com todos os nossos luxos sem precisar se desesperar ou recorrer a maridos. 




Precisamos aprender olhar o que está a nossa volta, as crises financeiras que nos cercam e influenciam diretamente em nossas compras, sejam elas de alimentos, roupas, sapatos, viagens, imóveis ou automóveis pois se a inflação sobe, ou os produtos de matéria prima destes objetos consecutivamente pagaremos mais caro. 

Mas se economizarmos, com o dinheiro trabalhando a nosso favor seja na renda fixa, na poupança ou até mesmo na bolsa de valores teremos mais tranqüilidade e poderemos comprar (conscientemente sempre) sem medo, e até de repente fazer uma viagem desejada, pois a sua situação financeira permitirá!

No livro mulher rica a autora mostra que o dinheiro deve estar a nosso favor e não contra, como geralmente fizemos. Ela descreve muito bem, por meio de um diálogo onde ela reencontra diversas amigas e vai conversando sobre a vida financeira de cada uma, e todas enroladas com as suas contas e loucas correndo pelo dinheiro, ela se apresenta invejavelmente tranqüila, sem trabalhar, pois já juntou a quantidade de dinheiro necessária para só administrar seus bens, com o dinheiro aplicado na bolsa de valores e em outras opções sem precisar se preocupar, pois os rendimentos darão à ela um ótimo salário, a possibilidade de viajar e fazer compras sem se preocupar que vai acabar pois ela gasta só o que está tendo de rendimentos.

Meninas morri de inveja, heheh eu sem dúvidas quero ser como a autora! E vocês? Será que um dia conseguiremos ser assim poderosas? 

Penso que educação financeira é aprendizado, um misto de amadurecimento com educação financeira.  Ainda temos tempo, pois assim como eu a maioria das minhas leitoras são jovens!

O negócio é colocar metas e lutar para conquistá-las, mesmo sendo difícil, ter objetivo firme para não cairmos, assim um dia seremos todas poderosas! 

Boa sorte!

Vamos em frente!

Beijos
Fran




4 comentários:

  1. Nossa Fran, muito bom este post, fiquei eu pensando aqui, que educação financeira, deveria ser algo que aprendessemos na escola, as crianças desde cedo aprendendo a economizar e a valorizar o seu dinheiro.

    Depois de um tempo percebemos que nnem tudo que adquirimos era de fato importante pra gente.

    Adorei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Aline, com certeza deveríamos ter essa matéria desde pequeninos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oii Fran, adorei esse post! Pô se até você consegue se conter diante as vitrines, eu também consigo então! hehe
    Adorei, não conhecia esse seu lado escritora! beijão ;*

    ResponderExcluir
  4. hehehe, conseguimos sim Ana!
    O que o casamento faz com as pessoas???
    Bjo

    ResponderExcluir